EDUCAÇÃO DIGITAL
Texto baseado no filme: “Do Sonho aos Ares”
Crônica
Do Giz ao Teclado
É impressionante como as coisas acontecem tão rápido. Num piscar de olhos nossa vida e tudo ao nosso redor se transforma.
A visão de uma criança que via em sua professora de jaleco branco, giz, apagador e um monte de livros a inspiração, o sonho de ser igual a ela era o esperado. O tempo passou. A criança cresceu. O sonho tornou-se realidade. A sala de aula já era o seu mundo, os alunos eram o sonho, o giz, o apagador,o quadro e os livros, o material de trabalho para o resto da vida. Embora nesse momento já soubesse o quão difícil seria a realização desse sonho.
Mas, como disse antes, tudo se transforma. E aqui estou: diante de instrumentos que, quando criança, jamais sonhava existir. O homem, com seu desejo de ultrapassar limites, tanto fez que conseguiu com a tecnologia, transformar tudo ao nosso redor. Os alunos passaram a ver que o conhecimento não estava só nos livros, que existia uma máquina que tornaria seu trabalho muito mais fácil, que o quadro era bem menor, uma tela. E que o giz é um teclado onde elabora seus textos e se comunica com várias outras pessoas através dessa tecnologia tão assustadora.
É, o tempo passa e eu como professora para acompanhar o ritmo de meus alunos, tenho que me adequar a novos horizontes, novas conquistas. Hoje, estou diante de uma máquina, que se não tomar cuidado tomará o meu lugar, se voltará contra mim, caso eu não acompanhe a sua evolução. Amanhã, quem sabe, estarei diante de algo mais extraordinário, criado por meus próprios alunos.
Tudo pode acontecer. A evolução no mundo tecnológico não pára. Está sempre a caminhar para algo mais além do que o giz e o teclado.
Não dá para parar e esperar acontecer é preciso viver o momento.
Rosiane Ribeiro Machado Malacarne
Mirante da Serra, 28 de agosto de 2008.
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
Assinar:
Postagens (Atom)